Atendimento no Ambulatório de Lesões da Univale

O ambulatório de lesões dermatológicas da Univale é especializado em feridas crônicas. Em atividades desde 2004, atende de forma preventiva e curativa pacientes com lesões na pele. A professora Ana Maria Germano coordena o projeto de extensão do ambulatório.

Segundo a professora, o ambulatório atende pacientes oriundos da rede pública de Valadares, portadores de lesões causadas pelo diabetes, insuficiências venosas, insuficiência arterial, hanseníase com sequela e vítimas de trauma. A enfermagem é uma das áreas envolvidas no projeto, assim como a fisioterapia, que realiza tratamento com laser em feridas, drenagem linfática e reabilitação dos pacientes. A nutrição acompanha com plano nutricional todos os pacientes portadores de diabetes.

Além do curso de enfermagem, o curso de medicina também participa do projeto de extensão, com alunos extensionistas e faz parte das Clínicas Integradas da Univale. Uma novidade no ambulatório é a teleconsulta, que permite o monitoramento e acompanhamento dos pacientes que moram longe do local. Dessa forma, é possível passar orientações para que esses pacientes não precisem vir ao ambulatório toda semana.

Para agendar uma consulta, é necessário que o paciente vá até a atenção primária e faça a solicitação ou o enfermeiro faça o encaminhamento através do posto de saúde.

Com ações como esta, a Univale fortalece seu papel de Universidade Comunitária, promovendo projetos de extensão que atendem às necessidades da população.